Sexta-feira, 3 de Junho de 2011

www.expressoeslusitanas.com

O novo livro da escritora e jornalista Patrícia Reis – ‘Por Este Mundo Acima’ – “coloca em cheque” a forma como nos relacionamos actualmente em sociedade. “Vivemos num mundo demasiado virtual e não damos valor às relações humanas”, referiu a autora ao Expressões Lusitanas.

 

Daniel Pinto Lopes

 

O livro é dedicado ao filho mais velho da escritora (Sebastião) para lhe explicar o “básico”, que são as “outras pessoas e a amizade”, num cenário longe das inovações tecnológicas e da “vertigem absoluta” dos telemóveis, das mensagens escritas e dos ‘e-mails’.

 

“É um livro contra a corrente, porque não é uma história de amor ou semelhante. É sobre pessoas e é sobre estas que eu sei escrever”, indicou Patrícia Reis ao Expressões Lusitanas.

 

O processo de escrita do livro demorou três anos e sete meses. A autora justifica o hiato temporal pelo facto de não ser “escritora de profissão”. “Nem sequer acredito nisso. Apenas tenho vontade e necessito de escrever. É uma forma de terapia”, explicou.

 

A narrativa de ‘Por Este Mundo Acima’ coloca os seus personagens perante uma catástrofe/acidente nuclear. Os sobreviventes serão sujeitos a um “ambiente básico” e de “sobrevivência”, sem acesso a qualquer tipo de tecnologia e no qual se consegue distinguir o “essencial” do “acessório”. “É totalmente o oposto do mundo em que vivemos”, detalha.

 

‘Por Este Mundo Acima’ “põe em cheque” a forma como nos relacionamos. “O livro põe a nu o facto de não partilharmos com os outros aquilo que devíamos partilhar”, observou.

 

A apresentação da nova obra decorreu esta segunda-feira, 23, na livraria Barata, em Lisboa, e contou com a presença de várias personalidades da literatura, como Lídia Jorge, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Inês Pedrosa, entre outras. Na plateia esteve também o ministro dos Assuntos Parlamentares. “Jorge Lacão é um leitor, gosta dos livros e respeita os escritores, independentemente das suas ideologias políticas”, esclarece Patrícia Reis ao Expressões Lusitanas.

 

Ao escritor valter hugo mãe [nome artístico escreve-se com letra minúscula] coube estar ao lado de autora na mesa de apresentação, a fim de dar a sua perspectiva sobre a nova obra. “O livro solicita ao leitor que transforme as relações em algo de prioritário e pretende sensibilizar para um relacionamento menos virtual”, apontou.

 

A edição de ‘Por Este Mundo Acima’ é da Dom Quixote.


publicado por Patrícia Reis às 12:15
link do post

Patrícia Reis 2009

Patrícia Reis 2009

mais sobre mim_


ver perfil

. 63 seguidores

pesquisar neste blog_

 

arquivos_

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

os livros_


Por este mundo acima
Comprar livro

No Silêncio de Deus
Comprar livro

Amor em segunda mão
Comprar livro

Beija*me
Comprar livro

Cruz das Almas
Comprar livro

Morder-te o coração
Comprar livro

Vasco Santana - O Bem-Amado
Comprar livro

O Diário do Micas
Mistério no Museu de Arte Antiga
Comprar livro

O Diário do Micas
Mistério no Museu da Presidência

A Fada Dorinda e a Bruxa do Mar
Comprar livro

Xavier
O livro esquecido e
o dragão enfeitiçado
Comprar livro

subscrever feeds_